A revista customizada é uma realidade e, mais que isso, sucesso inegável nos principais mercados mundiais. Ela fala diretamente com o público da empresa, sem intermediários ou ruídos e de forma amigável e inteligente. Cria um vínculo de cumplicidade com esse público. Expõe marca e produtos onde e para quem mais interessa. Isso basta para responder a pergunta acima.
Um estudo inglês mostra que as tiragens de revistas customizadas que, em 2005, eram de 277.500 exemplares, passaram para 321.257, em 2009. Um crescimento de 12% ao ano desde 2007, cerca de 120 novas marcas ao ano. Outro estudo, da Roper Public Affairs and Media, constatou que 78% dos norte-americanos acreditam que a publicação customizada é o meio mais eficaz para as empresas falarem de seus produtos e serviços.
A revista customizada no Brasil
No Brasil, o crescimento das customizadas é claro. Basta observar a quantidade de revistas específicas que chegam gratuitamente a residências, lojas, empresas, farmácias, clínicas e muitos outros lugares. Isso ocorre pelo fato de que empresas e organizações têm em suas edições conteúdo específico e direcionado para cada segmento, ou seja, ao ler uma revista customizada, o leitor irá encontrar reportagens, artigos e publicidade voltada para assunto com o qual se identifica, facilitando o acesso à informação que lhe agrada.